sábado, 15 de dezembro de 2012

TCC - Coletivo Cancrocítrico - Fanzine Punk Londrina

Segue o link de acesso para o meu TCC sobre o fanzine punk Coletivo Cancrocítrico publicado em Londrina entre os anos de 1988 e 1993:

 Coletivo Cancrocítrico:
 O fanzine como mídia radical
 e de defesa da identidade punk em Londrina

Resumo:

O objetivo desta pesquisa é estudar o fanzine Coletivo Cancrocítrico, criado no início do movimento Punk em Londrina e publicado entre 1988 e 1993. Constamos que essa publicação possuiu as características de uma mídia radical descritas por Downing (2004). Além disso, foram usados como base os estudos de E.P. Thompson (1987) e Bilhão (2008) para compreender de que forma o fanzine procurou colaborar com a construção de uma identidade punk em Londrina. As 20 edições do Cancrocítrico estão carregadas de elementos simbólicos de contracultura e contestação à hegemonia e propõem, na prática, uma nova forma de se comunicar relacionada ao que ficou conhecido entre os punks como “Faça você mesmo”.

Palavras-chave: Fanzine. Punk. Mídia. Radical. Identidade.


CHICARELLI, Lucas de Godoy. Coletivo Cancrocítrico: O fanzine como mídia radical e de defesa da identidade punk em Londrina. 2012. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Nenhum comentário: