sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Exodus - Daara J



Nós somos milhares
A deixar nossos países em busca da terra prometida
Eles são milhões a deixar seus países
Em busca do Eldorado Nyabinghi (termo da cultura Rasta com vários significados)
(bis)

Refrão

Para todos os brothers que estão no êxodo
Para todas as irmãs que estão no êxodo
Exodus
Para todos os clandestinos, todos os Bana Bana (mercadores ambulantes)
Que procuram o Eldorado na Américana
Exodus

Exilado, é preciso que eu vá em direção ao meu destino
A sorte é meu caminho, meu futuro nas mãos
Deixei pra trás minha família, minha pátria
Tudo o que eu amo, enfrentar a vida
Para um amanhã melhor

Eles foram para os países distantes
Partiram pelo mar para além das fronteiras
Para o Hexágono (A França), Ultramar (colônias francesas) ou Dom-Tom
(territórios franceses)
Pelas ruas da Babilônia
Bençãos

Eles se esforçaram, suaram, fizeram tantas preces
Sonhos realizados, eles retornarão com orgulho ao solo natal
A terra do amor, a terra do amor
Exodus

Adeus família e terra, oh amigos e irmãos, oh família e terra
Eu retornarei com os bolsos cheios de ouro
Eu os farei aproveitar aos sabores do horizonte
(bis)

Exodus

(agora em Wolof, lingua mais falada no Senegal)

Dem na niou dem, ña ngay dem
Bayiko tefess
Diégui Diégui meuneu noot
Si tangay ak nakarr gui samp sen khol ba mou né mess
Ña ngay dem ganaw yakar
Bokk yakkar Bayiko Souf mbokkou sopey

Niou ngi gadday bayiko thia fééés
Nakar la niou beug mou né méés
Kholou dokhandem ma ngi féés
Bayi souf ak mbokk né méés

Yénéne saay khél ak khol toukki yoni demb
Niou dioya dioy [....]niana niane
Thi ay biss méttit dieulé wone na len fa
Térré woul fa niou téér, diam térou na len fa

Exodus, Povo Africano!

----------

Um obrigado especial a Fran Favero que fez a tradução da letra Exodus do Daara J "sem muita reflexão" e compartilhou! : )

Um comentário:

Lucas disse...

"Adeus família e terra, oh amigos e irmãos, oh família e terra"
"Eu retornarei com os bolsos cheios de ouro"
"Eu os farei aproveitar aos sabores do horizonte"
"(bis)"

Foda isso né, pensar que tanta e tanta gente vive nessa função cujo
caminho nem sempre é muito glorioso.. : z

abraços!