segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Receita de Queijo Vegan

Essa história de que vegan não come queijo é coisa do passado. Minha vida mudou depois que conhecí essa receita! rs.. Gostei muito e recomendo:

Queijo prato vegano

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de pure de mandioquinha
  • 1 xicara de polvilho doce
  • 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 3 colheres de creme vegetal (Becel), ou oleo, ou azeite.
  • 1 colher (café) sal
  • 1/2 limao

Preparação

Junte todos os ingredientes. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma massa homogenia. Coloque a massa num recepiente do formato que desejar (redondo, oval) untado com oleo. Leve a geladeira por mais ou menos 2 horas. Na hora de consumir, corte as fatias e leve a uma frigideira ante aderente para dourar e cozinhar os polvilhos.

Sugestão colocar em uma fatia de pão, por cima por tomates fatiados, oregano, cobrir com outra fatia de pão e levar para uma sanduicheira elétrica (pode ser aquele tostex) para aquecer e dourar o pão.

Dicas

Esta receita pode ser adapatada para queijo cremoso, basta adicionar mais pure de mandioquinha e gordura até que de a consistência desejada.

Uma dica é usar a máquina de pão ou batedeira para homogenizar a massa. Quanto mais bater mais lisa a massa e mais com cara de queijo fica.

Esta receita é de Eloisa Fraccarolli

Obs: Para entender porque a linha acima aparece riscada vejam os comentários dessa postagem.

Fonte1: Comunidade do Orkut: Queijo [sem leite] Vegano
Fonte2: Guia Vegano
Quem adaptou a versão cremosa foi: Naa Veggie

20 comentários:

Naa Veggie disse...

Cara, essa receita não é desta mulher não.
Quem criou a receita do queijo colonial vegano foi o fabiu, e quem fez a adaptação para queijo cremoso foi eu.

A receita desse queijo você pode encontrar no orkut, na comunidade queijo [sem leite] vegano.

Tem como eu entrar em contato com essa mulher? Obrigada

Lucas disse...

hum!! obrigado pela informação, eu copiei a receita igual estava no guia vegano. Tentei acessar o perfil dela lá no site mas parece que ele foi removido. Se tiver um Link algo para o Fabiu eu dou os créditos corretos aqui, mais que merecidos, diga-se de passagem. Adoramos a receita : ) Só não sei se o fato de estar Eloisa lá foi falta de ética ou erro na hora de alimentar o site. Espero que a segunda opção né. : )

Lucas disse...

ah, e deixei um comentário no Guia Vegano nessa receita explicando isso que você falou, vamos ver se alguém corrigem por lá também

Naa Veggie disse...

Ah, que legal da parte de vocês, valeu! =)

Aqui está o link da comunidade dos queijos: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=83031925

Lá vocês tb irão achar o orkut do fabiu, o meu e mais várias pessoas que contribuem com os queijos veganos, além de várias receitas boas! =)

Alex disse...

Atenção com a inconveniência de aquecer certos tipos de gordura como o azeite, fora isso maravilha, o ideal é que todos fossem veganos, só assim viveriamos em uma Terra paradisíaca. Saúde e paz a todos.

Anônimo disse...

que gente mais mesquinha, vcs são veganos pelos animais não precisa brigar pela autoria, e se fosse tão importante registre

muito obrigado pela receita querida blogueira, não importa quem fez, salva os animais e é isso aí

Anônimo disse...

Meio atrasada eu concordo que a autoria não é importante. Vou experimentar hoje. Parabéns a quem de direito. Quem inventou vai se sentir cumprimentado. A fauna terrestre agradece.

Anônimo disse...

Olá, acabei de fazer e ficou uma delícia :D! ...na verdade vai ficar porque eu estou esperando as duas horas que ficam na geladeira, rsrs, mas peguei um pedacinho da massa e botei na frigideira... Muito bom! Parábens Fábio e Naa Veggie ( a propósito eu adoro o chubbyvegan )e Parabéns Lucas pelo seu Blog :D

Lucas disse...

haha, queeridxs!! obrigado pelos comentários e pela visita. Viva o queijo vegan!!!!! : D

Yuri disse...

Oi, usei essa receita e preciso expressar minha surpresa ao esquentar o quejo. Ficou excelente! Tosta igual a um derivado de leite. Sabor muito bom, também, apesar de eu ter exagerado no limão. Obrigado por compartilhar! :)

Lucas disse...

heheh alegria yuri, vamos compartilhar!! : D

Rudi disse...

Olá a Todos...
Acabei de fazer o Queijo Vegano, e Ficou Maravilosoo... :)
Muito OBRIGADO ao Autor da Receita e Também a Quem Postou neste Blog!
Saúde e Harmonía a Todos!
Abraços...

Rudi disse...

Olá a Todos...
Acabei de fazer o Queijo Vegano, e Ficou Maravilosoo... :)
Muito OBRIGADO ao Autor da Receita e Também a Quem a Postou neste Blog!
Saúde e Harmonía a Todos!
Abraços...

Rudi disse...

Olá a Todos...
Acabei de fazer o Queijo Vegano, e Ficou Maravilosoo... :)
Muito OBRIGADO ao Autor da Receita e Também a Quem A Postou neste Blog!
Saúde e Harmonía a Todos!
Abraços...

Lucas disse...

eba, valeu pro deixar um comentário Rudi!! : D

Artur F. Ramalho disse...

Não consegui acertar o ponto.
Ficou uma farinha doida, pus mais gordura e ficou mole demais.
Adicionei mais ingrediente seco e ficou uma massa úmida mas flocada.
Se alguém souber como é o ponto, por favor me dá o papo.
Obrigado.

Lucas disse...

Oi Arthur, acho que nesse caso o que pode ter faltado é batata. Quando eu quero que fique igual queijo ralado coloco menos batata. Faz um teste colocando um pouco mais. Vou tentar fazer de novo esse final de semana e mando novas fotos com o ponto do queijo pra ver se ajuda ok. Um abraço!

Marrie Catharina Francischeti disse...

gente a minha massa fica esfarelando depois de pronta nao consigo cortar as fatis direito o que será que fiz de errado, e tbm o meu ficou bem amarelo nao fica branquinho igual a foto
obrigada

Unknown disse...

Oi Marrie, tente colocar um pouco mais de batata, talvez seja isso, boa sorte! E qualquer coisa avisa.

Sara disse...

Na minha casa somos amantes de queijo por isso sempre gosto de fazer este tipo de receitas, espero que em algum momento você tem tempo para fazê-lo, de qualquer maneira se eu não puder eu vou para alimentar os restaurantes em barueri