segunda-feira, 16 de junho de 2008

Exibição do documentário: A Tornallom

Quando: Sexta-feira Dia 20/06 - 22h
Onde: DCE UEL - Centro

A tornallom é uma expressão típica das hortas ao redor da cidade de Valência, na Espanha. Quer dizer algo como mutirão. Literalmente significaria "intercâmbio de lombo" ou seja a troca não remunerada de trabalho, entre vizinhos. Eu te ajudo, você ajuda ao próximo, e o próximo ajuda a outra pessoa que, por sua vez, deve ajudar quem mais estiver precisando.



Em La Punta, tradicional zona de hortas, a agricultura familiar é uma tradição de séculos. Por exemplo. o sistema de irrigação ainda é do tempo que os árabes estiveram por lá.

As casas, e também toda uma cultura, estão ameaçados de extinção pelos interesses ligados à especulação imobiliária. Os moradores do bairro se organizam e fundam uma associação de moradores. Em um determinado momento da luta, já sentindo-se sem forças para resistir (a maioria dos moradores eram pessoas de mais de 60 anos) resolvem ir às assembléias de Okupas da cidade "pedir reforços".

O documentário conta a historia dessa bonita luta e da curiosa mistura e mútuo aprendizado que aconteceu. Os okupas aprenderam mais sobre a forma de vida daqueles agricultores (alguns passaram a se auto-denominar agropunks) e estes conheceram as propostas e formas de luta daqueles.

O Documentário pode ser adquirido na Editora Faísca.

Nenhum comentário: